segunda-feira, 13 de julho de 2009


Quadro de Erros Cognitivos

Erros cognitivos

DescriçãoExemplos

Enfrentamento

Pensamento tudo ou nada Você ve as coisas em duas categorias apenas quando na verdade existe o meio termo entre um extremo e outroOu faço a dieta rigorosamente ou é o mesmo que não fazerCometer um erro não é a mesma coisa que falhar totalmente
Passagem direta para as conclusões Você tem certeza de que há um padrão global de aspectos negativos baseado em um único incidenteJá que não emagreci esta semana, tentar ser magro é impossívelAs pessoas não emagrecem todas as semanas, mesmo que sua alimentação seja exatamente a mesma.
Adivinhação negativa do futuro Você prevê o futuro de forma negativa, sem considerar outros resultados possíveisEu não vou resistir aso doces na festaNinguém vai me forçar a comer. Tenho que me preparar com antecedência e usar as habilidades que aprendi.
Adivinhação positiva do futuro Você prevê o futuro muito positivamente, sem considerar outros resultados possíveisSerei capaz de comer apenas uma bolacha, ficar satisfeito e parar.Meu passado me mostra que sempre quero mais.
Descontando o positivo Você irracionalmente desconta suas atitudes ou qualidades positivasEmagrecer apenas alguns gramas não adianta. Eu só vou merecer me elogiar depois de alcançar minha meta final.Eu mereço elogios por todas as atitudes positivas que tiver.
Raciocínio com base emocional Você acredita que seus pensamentos são verdadeiros porque os sente verdadeiros, mesmo que haja evidências qe os contrariem.Já que me sinto sem esperança de emagrecer, a realidade é que não vou conseguir mesmo.De vez em quando, todos se sentem desanimados. Isso é normal. Eu só não vou conseguir emagrecer se parar de fazer este programa.
Rotulação Você atribui traços indesejáveis a si mesmo (e às outras pessoas) sem levar em consideração a pessoa como um todo.Eu sou ruim por ter me empanturrado hoje.É obvio que eu não sou ruim. Eu apenas me engajei em alguns comportamentos alimentares prejudiciais.
Leitura da mente Você tem certeza de que sabe o que as outras pessoas estão pensando mesmo na ausência de evidências suficientes.Todo mundo vai pensar negativamente a meu respeito se eu comer diferente.É provável que algumas pessoas fiquem satisfeitas por eu estar emagrecendo, outras não irão notar ou não se importarão com o que estou comendo.
Pensamentos enganosos Você diz a si mesmo coisas que em outras situações nem você mesmo acreditaria.Comer em pé não conta.Calorias são calorias, não importa de que maneira as consuma.
Regras disfuncionais Você estabelece o que você ou os outros devem fazer sem levar as circunstâncias em consideração.Eu não posso desperdiçar comida.É melhor desperdiçar a comida no lixo do que em meu corpo.
Irrelevância Você une duas idéias sem relação entre si.Comer agora está certo porque estou muito estressada.Comer por motivos emocionais não está certo. Preciso tolerar meu sofrimento ou resolver o problema.
Catastrofização Você faz uma afirmação drástica baseada em pequena quantidade de dados.Sou uma pessoa totalmente fora de controle (na minha alimentação).Comi algo que não estava planejado , mas posso recomeçar a dieta neste momento.


Pensamentos sabotadores, pensamentos permissivos são eles que nos afastam de nossos objetivos e acabamos achando que não temos força de vontade, que somos um caso perdido, blá, blá, blá.

2 comentários:

Fênix disse...

Muito bom mesmo.
Beijos

Sabrina Mix disse...

Nossa, muito boa essa tabela!

Obrigada por compartilar!

Beijos e sucesso!!!

Os 11 mandamentos da FLY (Finally Loving Yourself) Fonte: Chega de Bagunça
1. Mantenha sua Pia Limpa e Brilhando.
2. Vista-se toda manhã, mesmo que você não sinta vontade. Não esqueça de colocar os sapatos (de amarrar).
3. Faça suas Rotinas da Manhã e as Rotinas da Noite (aquela antes de ir para a cama) todos os dias.
4. Não deixe o Computador te distrair(Ops!!!).
5. Observe as suas atitudes. Se você tirou algo do lugar, coloque de volta.
6. Não tente fazer dois projetos de uma vez. UM TRABALHO POR VEZ.
7. Não tire para fora coisas que você não pode devolver em menos de 1 hora.
8. Faça alguma coisa por você todos os dias. Talvez a cada manhã ou noite.
9. Trabalhe o mais rápido que você puder. Isto te dará mais tempo para se divertir.
10. Sorria, mesmo quando você não estiver disposta. Um sorriso é contagioso. Faz sua mente ficar feliz e você será feliz
11. Não esqueça de rir (gargalhar) todos os dias. Mime-se. Você merece isso!!!