quarta-feira, 11 de junho de 2008

Deixa Sair

A cena se passou num terreiro de umbanda. Corria a sessão normalmente quando alguém veio avisar ao Pai José que tinha uma velhinha passando mal. Pai José mandou trazer a velhinha – uma senhora pequena, magrinha, de seus 70 anos, com cara realmente de estar nas últimas. Sentaram-na numa cadeira. Pai José olhou, mediu, se concentrou, de repente perguntou baixinho pra ela: Suncê peida, filha?
A velhinha, agoniada, olhou em volta pedindo ajuda. Alguém traduziu: Ele quer saberse a senhora solta gases! A velhinha, agoniada que estava, mais ainda ficou.Pai José pediu então para fazerem um chá bemforte de dente-de-leão, e enquanto isso colocou sua mão direita vibrando em direção à barriga da velhinha. Veio o chá, ela bebeu, e momentos depois soltava uma sonoríssima torrente de puns – e sua expressão foi se aliviando, as cores voltando, e ela começou a sorrir para o Pai José.Que sorriu de volta e comentou: Tem que peidar, né, filha? Senão, esse gás aí dentro vai fazer suncê sair voando pelo céu antes da hora...

Há muita coisa que a gente põe pra dentro todo dia, depois não deixa sair e ainda reclama: Estou engordando! Meu intestino não funciona! Tenho o colesterol alto! Triglicerídeos! A glicose é alta também! Sinto cólicas menstruais horríveis, pedras nos rins e na vesícula, mau hálito, colite, diverticulite, rinite, sinusite, catarro nos pulmões, corrimento, alergias, suor fedido, ouvido meio surdo, articulações emperradas, cistos, tumores, varizes, ameaças de enfarte, ai, que dor de cabeça!
Curioso. Porque o nosso corpo é feito justamente pra deixar sair, e assim evitar qualquer doença. A gente faz cocô, xixi, sua, arrota, peida, expira, tosse, chora, menstrua, assoa o nariz, tem orgasmo e outras coisas pra se livrar de excessos que, em ficando, perturbam o bom funcionamento físico, mental e espiritual.
Aquela tensão na nuca é um excesso que tem que sair. Aquele ideal vibrando no peito um dia tem que sair. Talentos abandonados e apetites mal satisfeitos acabam virando doença.
Quando não se deixa sair, o final mais provável é o hospital. Por isso é que praticamente todo mundo tem seguro médico-hospitalar, já que pode ficar doente a qualquer momento, e doença é despesa. Só que, como dizia Gandhi, a multiplicidade de hospitais não é sinal de civilização, é sintoma de decadência.
Não tem aquele papo de que pra baixo todo santo ajuda? Pois é: pra piorar, tá fácil.
A comida moderna, o stress urbano, a poluição, a crise econômica, a pasteurização cultural, tudo isso são pressões e invasões difíceis de evitar, que acabam fazendo a gente se sentir meio qualquer coisa, vivendo de qualquer jeito.
Mas é possível reagir a isso em outro tom, construindo um mundo interno forte e bem protegido. E também é possível aprender a eliminar os excessos de toxinas físicas e mentais através das cinco atividades essenciais da vida: alimentação, respiração, movimento, pensamento e relacionamento. São práticas simples, baseadas num princípio só, que é o entra-e-sai.
Olho vivo: a saída é a saúde.

6 comentários:

Penélope disse...

Oi Ção, apenas cuidadinho com as inspirações nos meus cardápios, as meninas vivem me dando bronca pq como mto pouco. :)

essa semana tá correndinha, mas ainda quero ler mais sobre seu blog que parece ser mto interessante.


grande beijo.

Vania disse...

É isso aí amiga, tem lição pra casa! Mas é uma lição bem legal...

Bj depois volto com mais calma.

Vania disse...

É verdade... e como! Ficamos doentes porque não "fluímos" porque não permitimos que as coisas sejam o que são e que cumpram seu ciclo...

Quando fico deprimida, sei o que está errado (algumas vezes não dá para resolver) mas tenho noção...

Por isso, quando vejo alguém "deprimindo" sempre pergunto: "e o que você gostaria de fazer com o seu tempo, com a sua vida?"

A resposta não é fácil e nem sempre é possível "deixar rolar" (por exemplo, alguém que é infeliz no trabalho e tem família para sustentar não pode simplesmente sair em busca dos seus sonhos... infelizmente o buraco é mais profundo).

Mas temos que encontrar saídas... e tem coisas fáceis, tipo, permitir ao corpo "liberar-se" e isso já ajuda muito!!!

Adorei seu post: o tema, o estilo!

Beijo amiga.

Areta disse...

Oi amiga!
Bom final de semana!!!
Gostei da postagem!

Bjussss

ah vc acredita q hj q reparei q sua template tem fundo branco tb? Preciso de óculos amiga, urgente!!! kkkk
Bjus

Vania disse...

Claro que pode, amiga, o texto é do Paulo Mendes Campos, eu adoro, é minha leitura para todas as "grandes ocasiões"...

Bj amiga!

karlinha™ disse...

Ai Ção...
Vou parar de vir aqui...rs
Vc tem sempre um livro bom pra gente ler... aí a minha fila não pára de crescer...rs
Beijos e um ótimo domingo.

Os 11 mandamentos da FLY (Finally Loving Yourself) Fonte: Chega de Bagunça
1. Mantenha sua Pia Limpa e Brilhando.
2. Vista-se toda manhã, mesmo que você não sinta vontade. Não esqueça de colocar os sapatos (de amarrar).
3. Faça suas Rotinas da Manhã e as Rotinas da Noite (aquela antes de ir para a cama) todos os dias.
4. Não deixe o Computador te distrair(Ops!!!).
5. Observe as suas atitudes. Se você tirou algo do lugar, coloque de volta.
6. Não tente fazer dois projetos de uma vez. UM TRABALHO POR VEZ.
7. Não tire para fora coisas que você não pode devolver em menos de 1 hora.
8. Faça alguma coisa por você todos os dias. Talvez a cada manhã ou noite.
9. Trabalhe o mais rápido que você puder. Isto te dará mais tempo para se divertir.
10. Sorria, mesmo quando você não estiver disposta. Um sorriso é contagioso. Faz sua mente ficar feliz e você será feliz
11. Não esqueça de rir (gargalhar) todos os dias. Mime-se. Você merece isso!!!