domingo, 19 de abril de 2009

Dane-se


Somos criadas para sermos recatadas e aceitar, sem queixas, o que nos dão. Nós todas aprendemos que as meninas são feitas de açúcar, melado e tudo que é delicado. Assim, tentamos com todas as forças não demonstrar raiva, ou mesmo senti-la em nós mesmas. Quando nos revoltamos e demonstramos descontentamento, aprendemos que somos más e gananciosas. Quer percebamos ou não, ensinam-nos a aceitar uma cidadania de segunda classe. O status secundário completa-se quando nossa raiva nos é negada. A raiva é um meio que as pessoas têm de contestar as injustiças, em qualquer nível - seja a raiva da criança como reação a um pai punidor, seja a raiva coletiva de mulheres que brigam para terem suas creches reformadas.
Mas existem poucos modelos a serem seguidos, de mulheres que se sentem no direito de sentir raiva. Na verdade, acho que a maioria de nós fica bastante atemorizada diante de uma mulher irada - cena bastante incomum. A raiva, enquanto emoção legítima para muitas mulheres, não tem validade cultural. As meninas são encorajadas a chorar se não obtêm o que querem, em vez de protestar com raiva; "Calma, calma, querida". Na peça de Edward Albee, Quem Tem Medo de Virginia Woolf, Martha, a esposa irada que protesta contra a vida de casada, é retratada como prostituta e megera. Grande parte da cultura popular dá mostras do valor negativo colocado na raiva feminina. Portanto, não é surpresa alguma descobrir que para muitas mulheres a motivação inconsciente que está por trás do fato de engordar é a fuga da raiva. Neste caso, o significado simbólico da gordura é um "dane-se".
Por trás da repressão da raiva encontra-se uma das questões atuais mais importantes para as mulheres. Engordar para manifestar raiva, para poder dizer "dane-se", é somente parte de um problema mais amplo. Manifestar raiva é um ato de afirmação. A afirmação para as mulheres é difícil.
... comem seus sentimentos desagradáveis em vez de voltar-se para a difícil questão da afirmação. Sentem-se mais seguras usando suas bocas para alimentar-se do que para falar e se afirmar. Pensam que a gordura está falando por elas, embora o sofrimento impeça que as palavras saiam.
Gordura é uma questão feminista de Susie Orbach

3 comentários:

Fênix disse...

Nossa, esse post é tudo, me vi nele. rsrs
Sabe minha terapeuta sempre diz para colocar toda a raiva que tá guardadinha para fora... e o engraçado é que não consigo, sei que ela tá lá dentro... um dia eu vou conseguir dizer CHEGAAAAAA!
O curso de Psico tá bem legal, o início é mais cansativo pq. muitas teorias, agora quando chegar na prática será o momento, aí promete...rsrsrs
E lá na Meta, tô firme...aos pouquinhos estou chegando lá.
Tava sentindo sua falta.
Beijos e aproveite o domingão.

Sibele disse...

Olá, diva!Passando pra conhecer seu blog, vi que temos algumas amigas blogueiras em comum e resolvi vir aqui.Sabe que eu nunca tinha pensado por esse lado que o processo de obesidade pode ser causado por causa da raiva, sempre vi como um processo ligado a ansiedade.Mas é verdade as mulheres sempre foram criadas para se portarem com muita classe, serem polidas e tal...
Gostei muito do seu blog, qdo puder me visite!
Um ótimo domingo!
Beijosss

disse...

Hummm nunca tinha pensado por esse ângulo! Será?? Melhor observar, pois faz sentido. Bjs.....

Os 11 mandamentos da FLY (Finally Loving Yourself) Fonte: Chega de Bagunça
1. Mantenha sua Pia Limpa e Brilhando.
2. Vista-se toda manhã, mesmo que você não sinta vontade. Não esqueça de colocar os sapatos (de amarrar).
3. Faça suas Rotinas da Manhã e as Rotinas da Noite (aquela antes de ir para a cama) todos os dias.
4. Não deixe o Computador te distrair(Ops!!!).
5. Observe as suas atitudes. Se você tirou algo do lugar, coloque de volta.
6. Não tente fazer dois projetos de uma vez. UM TRABALHO POR VEZ.
7. Não tire para fora coisas que você não pode devolver em menos de 1 hora.
8. Faça alguma coisa por você todos os dias. Talvez a cada manhã ou noite.
9. Trabalhe o mais rápido que você puder. Isto te dará mais tempo para se divertir.
10. Sorria, mesmo quando você não estiver disposta. Um sorriso é contagioso. Faz sua mente ficar feliz e você será feliz
11. Não esqueça de rir (gargalhar) todos os dias. Mime-se. Você merece isso!!!