Causas do Perfeccionismo
Se você for um perfeccionista, é provável que você tenha aprendido cedo na vida que as pessoas sempre a avaliariam pelo quanto você realizaria ou conseguisse.
Em conseqüência disso, você pode ter aprendido a avaliar-se somente na base da aprovação das outras pessoas.
Assim sua auto-estima pode estar sendo baseada primeiramente em padrões externos.
Isto pode deixá-la vulnerável e excessivamente sensível às opiniões e as criticas dos outros.
Na tentativa de proteger-se de tal criticismo, você pode decidir que ser perfeito é sua única defesa.
Os seguintes sentimentos, pensamentos, e opiniões negativas podem estar associados ao perfeccionismo:
Medo de errar. Os perfeccionistas freqüentemente associam uma falha em conseguir seus objetivos com uma falta pessoal ou de valor.
Os perfeccionistas comparam freqüentemente erros com falhas. Ao orientar suas vidas em razão de evitar erros, aos perfeccionistas faltam oportunidades de aprender e crescer.
Os perfeccionistas comparam freqüentemente erros com falhas. Ao orientar suas vidas em razão de evitar erros, aos perfeccionistas faltam oportunidades de aprender e crescer.
Medo da desaprovação. Se deixarem os outros verem suas falhas, os perfeccionistas temem freqüentemente que não sejam aceitos. Tentar ser perfeito é uma maneira de tentar proteger-se do criticismo, da rejeição, e da desaprovação.
Pensamento definitivo. Os perfeccionistas acreditam freqüentemente que são “sem valor” se suas realizações não forem perfeitas. Os perfeccionistas têm dificuldade de enxergar a situações em perspectiva. Por exemplo: um estudante que receba uma nota “B” ao invés de uma nota “A”, pode acreditar: “Eu falhei” (o que se reflete em : “eu sou uma falha total”)
Super ênfase nos “deveria”. As vidas dos perfeccionistas são estruturadas freqüentemente por uma lista infinita de “deveria”, existem regras rígidas de como suas vidas devem ser conduzidas. Com tal super ênfase nos “deveria”, os perfeccionistas passam a controlar as suas vidas através de regras, ao invés de perceber o que realmente gostam e querem.
Acreditando que outro é facilmente bem sucedido. Os perfeccionistas tendem a perceber que o sucesso dos outros é conseguido com um mínimo do esforço, poucos erros, baixo stress emocional, e máxima autoconfiança. Ao mesmo tempo, vêem seus próprios esforços como ineficazes e inadequados.
Texto: Valéria Lemos Palazzo Psicóloga CRP - 06/35173-8
2 comentários:
Tá bem...
Tá bem...
Mas como é que a gente muda isso?
Adorei Ção... é a minha cara - ruim de admitir, mas é a pura verdade.
Beijos,
Bom texto! Agora é tentar mudar um padrão de muitos anos.
Beijocas e boa semana.
Postar um comentário