quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Voto Consciente

- Pai, uns amigos meus estão de saco cheio. Vão votar no Tiririca!


Quando a Gabi, minha filha, disse essa frase durante o jantar, um filme se passou em minha mente.

Já se foram 21 anos desde que eu – aos 32 anos de idade – exerci meu direito de votar para Presidente pela primeira vez. Com as eleições de Fernando Collor em 1989, FHC em 1994 e 1998 e Lula em 2002 e 2006, só tive cinco oportunidades para praticar o voto. Parece pouco, não é? E este é o primeiro ano que a Gabi vai votar.

Expliquei que votar no palhaço Tiririca não é protesto coisa nenhuma. Nem mesmo gozação. Tiririca estava em seu canto quando um partido oportunista à cata de gente conhecida que rendesse votos foi procurá-lo.

Às favas com ideologias, valores e convicções, queremos é voto! Quem votar no Tiririca (e dizem que ele terá dois milhões de votos!) estará elegendo não só o palhaço, mas um monte de desconhecidos!

Se você quer saber como isso funciona, leia emhttp://www.portalcafebrasil.com.br/forum/politica/com-quantos-votos-se-elege-um-deputado.

Votar no palhaço, na cantora, no boxeador ou no ex-jogador de futebol, assim como votar nulo ou em branco, não é protestar. Só é possível protestar "contra tudo que está aí" se você votar em gente decente. E se você não sabe quem é decente, entenda uma coisa: o problema é seu!

Não adianta dizer que nada presta, que todo candidato é bandido. Isso é estupidez. Faça como você faz quando quer comprar um automóvel: pesquise, vá atrás, pergunte, compare. Existem centenas ou milhares de candidatos bons, honestos e dispostos a limpar a lama da política. São esses que merecem os nossos votos de protesto. De novo: se você não sabe quem são esses candidatos, o problema é seu!

E completei: Gabi, eleições são o momento em que você precisa seguir seus valores e convicções. Você tem vontade própria, não é uma máquina a serviço de um partido ou de uma ideologia. Você tem direito a escolher o que julgar melhor para você e para o país. Mas faça essa escolha de maneira consciente. Examine todos os lados. Cuidado com as unanimidades e com as certezas absolutas. Cuidado com quem promete o céu no futuro provocando o inferno no presente. Cuidado com quem transforma convicções políticas em fervor religioso. E jamais - eu disse JAMAIS! - troque sua liberdade por um punhado de dinheiro no bolso.

E finalizei: quando diante do bombardeio de notícias e opiniões, faça sete perguntinhas:

1. Quem criou essa mensagem?
2. Que técnicas criativas foram usadas para chamar minha atenção?
3. Se eu não fosse quem sou, não morasse onde moro, não tivesse a educação que tive, como é que eu entenderia essa mensagem?
4. Que valores, estilos de vida e pontos de vista estão representados ou foram omitidos dessa mensagem?
5. Por que essa mensagem está sendo enviada?
6. O que defende, o que propõe esse canditado?
7. Sua proposta beneficiará o coletivo de forma abrangente e de fato possível?

Essas sete perguntas criam um estado de alerta para as armadilhas marqueteiras dos profissionais de comunicação a serviço dos partidos e candidatos. Com elas não garantimos nada, claro, mas ajudamos a fazer com que "pior que tá num fique" (sic).

E quer saber? Acho que cumpri meu papel. Acho... mas cumpri o meu papel.

Pense.

Reflita.

Vote consciente. Especialmente quanto àqueles que legislarão por mim e por você: deputados e senadores!

Ah, e vale a pena lembrar: Presidente (e Governador) NÃO GOVERNA SOZINHO... MAIS UMA VEZ atentem-se aos "legisladores"...

Alguém os elegem e esse alguém é eu, é você.

Fonte: desconheço o autor, recebi mensagem por email.

5 comentários:

disse...

Oi Ção! Eu vi a capinha de note da Elisa e pior é que eu tenho um tecido igualzinho (o primeiro), rsrsrs. É uma boa idéia e até já pensei em fazer diferente: em vez de embutir o note inteiro, fazer uma capinha só prá tampa. O meu fica ligado o dia todo e tenho medo de abafar embaixo, onde fica a ventilação e esquentar demais. Mas é uma boa idéia. Bjs e obrigada pela dica.

Leto Santana disse...

Na atual situação do nosso país, o voto consciente é o voto nulo. Eu não vejo candidato que tenha interesse em fazer o seu município, estado ou mesmo o país crescer. Nós temos que tirar esses bezerros das tetas do povo BRASILEIRO e mudar essa situação do BRASIL.

disse...

Oi Ção! Fiz minhas capinhas pro lap e pros monitores dos meus filhotes. Vai lá ver.
Bjs.

Fênix disse...

Passando para dizer que tô chegando aos poucos. Beijos e ótima semana.

ikatzer disse...

Ponto de vista interessante. Discutir política sem toma-la como religião é o caminho certo.

Os 11 mandamentos da FLY (Finally Loving Yourself) Fonte: Chega de Bagunça
1. Mantenha sua Pia Limpa e Brilhando.
2. Vista-se toda manhã, mesmo que você não sinta vontade. Não esqueça de colocar os sapatos (de amarrar).
3. Faça suas Rotinas da Manhã e as Rotinas da Noite (aquela antes de ir para a cama) todos os dias.
4. Não deixe o Computador te distrair(Ops!!!).
5. Observe as suas atitudes. Se você tirou algo do lugar, coloque de volta.
6. Não tente fazer dois projetos de uma vez. UM TRABALHO POR VEZ.
7. Não tire para fora coisas que você não pode devolver em menos de 1 hora.
8. Faça alguma coisa por você todos os dias. Talvez a cada manhã ou noite.
9. Trabalhe o mais rápido que você puder. Isto te dará mais tempo para se divertir.
10. Sorria, mesmo quando você não estiver disposta. Um sorriso é contagioso. Faz sua mente ficar feliz e você será feliz
11. Não esqueça de rir (gargalhar) todos os dias. Mime-se. Você merece isso!!!