domingo, 15 de agosto de 2010

Dia do Solteiro, é hoje!

Ser solteiro, uma opção

Não sei quem conseguiu o feito, mas hoje é Dia do Solteiro. E é bom constatar que aquele que optou por permanecer só (e não necessariamente solitário) já não sofre discriminação, especialmente as mulheres, que antes ganhavam o rótulo de solteironas ou pior, tinham fiado pra titia, merecendo a piedade das afortunadas que possuíam um par. Felizmente, tal preconceito saiu de moda e o censo deverá mostrar que o número de solteiros tornou-se tão representativo quanto o de editais de casamento que preenchem páginas e páginas dos jornais. Hoje, boa parte dos homens e mulheres dá prioridade à carreira ou aos sonhos pessoais, para depois pensar em partilhar a vida com um parceiro. Há solteiros vitalícios que se dizem perfeitamente realizados com seu estado civil. 
O mercado está atento a essa fatia da sociedade. Constroem-se apartamentos e flats especialmente para eles, oferecem-se atividades de lazer exclusivas para singles, restaurantes e supermercados elaboram porções para uma única pessoa e assim por diante. Nem mesmo a culpa ou frustração de não ser mãe ou pai consegue prejudicar a alegria do solteiro, pois uma e outra podem ser solucionadas com a produção independente ou adoção de um filho.
Aquele parente ou amigo eternamente disponível porque avulto é espécie em extinção. Os solteiros atuais, de ambos os sexos, exercem o direito de viver plenamente a própria vida, sem dever nada a ninguém. Inclusive os idosos que, se no passado eram alojados em casas de parentes, agora contratam um cuidador e preservam a independência e a privacidade continuando a morar sós, no lugar e do jeito que gostam.
Tenho particular apreço pelas pessoas que se bastam, porque é sinal que estão bem resolvidas e não se preocupam demais com a aprovação de terceiros. E acredito que é mesmo uma questão de vocação, casar ou ficar solteiro. Assim como creio que as uniões contemporâneas têm melhor chance de dar certo, porque mais conscientes, resultado de uma escolha verdadeira, e não da necessidade de satisfazer a expectativa da família, melhorar a condição financeira, libertar-se do jugo dos pais.
Mas, se hoje você encontrar algum solteiro convicto, dê-lhes os parabéns pela data e admire aquele homem ou mulher que tem luz própria e soube encontrar seu papel neste mundo. Eles são o exemplo vivo de uma das possibilidades que o destino nos oferece. Ser par ou ímpar é decisão nossa e qualquer que seja a opção, o objetivo é sempre o mesmo: alcançar a boa e velha felicidade.

Autor: Madô Martins
Fonte: Jornal A Tribuna - Santos/SP
15/08/2010

Nenhum comentário:

Os 11 mandamentos da FLY (Finally Loving Yourself) Fonte: Chega de Bagunça
1. Mantenha sua Pia Limpa e Brilhando.
2. Vista-se toda manhã, mesmo que você não sinta vontade. Não esqueça de colocar os sapatos (de amarrar).
3. Faça suas Rotinas da Manhã e as Rotinas da Noite (aquela antes de ir para a cama) todos os dias.
4. Não deixe o Computador te distrair(Ops!!!).
5. Observe as suas atitudes. Se você tirou algo do lugar, coloque de volta.
6. Não tente fazer dois projetos de uma vez. UM TRABALHO POR VEZ.
7. Não tire para fora coisas que você não pode devolver em menos de 1 hora.
8. Faça alguma coisa por você todos os dias. Talvez a cada manhã ou noite.
9. Trabalhe o mais rápido que você puder. Isto te dará mais tempo para se divertir.
10. Sorria, mesmo quando você não estiver disposta. Um sorriso é contagioso. Faz sua mente ficar feliz e você será feliz
11. Não esqueça de rir (gargalhar) todos os dias. Mime-se. Você merece isso!!!