Neste sábado, 18 de outubro, o mundo presta uma homenagem às mulheres maduras com o Dia Mundial da Menopausa. Se você, como nós, já tem arrepios só de ouvir esse nome, pode ficar tranqüila. Com alguns hormônios a mais e uma vida bem saudável, você pode manter a beleza, a vitalidade e o bom humor, mesmo depois dos 50!
O doutor César Eduardo Fernandes, presidente do Conselho Científico da Associação Brasileira de Climatério – Sobrac – explica que a menopausa é, na verdade, o momento da última menstruação, quando as taxas de estrogênio começam a cair, até cessarem por completo. Já o climatério é o que normalmente entendemos por menopausa: aquele período conturbado, quando o corpo muda e se adapta às novas condições hormonais.
Não há uma idade certa para o ciclo reprodutivo terminar, mas a média é que aconteça a partir dos 48 anos. Porém, para as que fumam, fica o alerta: o tabagismo pode antecipar essa data. Ter hábitos saudáveis antes e depois da menopausa é essencial porque a queda hormonal também aumenta os riscos de problemas cardíacos, já que enfraquece os vasos.
Apesar de todos os problemas, dos calores e do ressecamento da pele, não é preciso ter medo: há anos, médicos e pesquisadores vêm desenvolvendo as terapias de reposição hormonal, e cada vez elas são mais personalizadas para atenderem especialmente a cada mulher, prevenindo e minimizando os efeitos do climatério. Lembramos, é claro, que os resultados serão muito melhores se você cuidar da sua alimentação, reforçando o cálcio (para prevenir a perda de massa óssea, que costuma acontecer nesse período), reduzindo o colesterol (para se proteger de doenças cardiovasculares) e caprichando nas vitaminas que sempre fizeram tão bem à sua pele.
Aos familiares e, principalmente, aos maridos, deixamos uma dica: compreenda. Não é fácil para nenhuma mulher ver seu corpo tão ameaçado. De uma hora para outra, a auto-estima fica prejudicada e até a libido parece desaparecer, por algum tempo. Mas isso não precisa acontecer: basta ter um bom acompanhamento médico, praticar atividades físicas, alimentar-se bem e, principalmente, sentir-se bem. E, para isso, precisamos de vocês.
Fonte: http://cristianaarcangeli.terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário