sábado, 26 de abril de 2008

Substitua alimentos e elimine calorias do seu dia-a-dia


Parece mentira, mas pequenas substituições na alimentação podem ser a solução que faltava para você eliminar aqueles quilinhos a mais que teimam em não ir embora. Como é possível? Basta observar o que você come e substituir alguns alimentos por outros semelhantes, mas com menos calorias e gorduras - dois grandes vilões da dieta.

No café da manhã
É complicado, mas até mesmo opções saudáveis podem ser bombas calóricas. Um exemplo? Uma tigela de granola com iogurte natural oferece quase 300 calorias. Quando estamos de dieta não dá para consumir tudo isso de energia em um só alimento, por isso, substitua por corn flakes sem açúcar com leite desnatado, opção que oferece menos de 200 calorias.
Se você é adepta do pão com manteiga pela manhã, saiba que cada unidade que você consome adiciona 208 calorias ao seu dia. A dica para eliminar calorias sem abandonar o pãozinho? Escolher versões lights e acompanhar com requeijão, também na versão light, que oferece cerca de 82 calorias por fatia.
Já para quem gosta de frios pela manhã, evite queijos amarelos, como o prato, e presunto, já que duas fatias de cada somam 200 calorias. Prefira consumir uma fatia de queijo branco acompanhado de duas de peito de peru, que somam 129 calorias.
Os sucos também podem ser vilões da dieta, principalmente os açucarados. Para economizar calorias com eles, opte pelas versões com adoçante. Evite também o suco de laranja, que apesar de bem saudável, é extremamente calórico (um copo de 300 ml oferece 270 calorias). Se você gosta de iogurtes, invista nas opções lights que têm cerca de 50% menos calorias do que as versões integrais.

Frutas
É isso mesmo, até as frutas podem trazer muitas calorias. Quer um exemplo? O campeão é o abacate, com 400 calorias numa unidade pequena. A manga e a uva também não são boas opções quando estamos de dieta, já que oferecem 140 calorias, numa unidade pequena ou num cacho pequeno, respectivamente.
As melhores opções? Melancia (50 calorias numa fatia grande), morango (60 calorias cada 5 unidades), carambola (35 calorias), laranja (50 calorias), maçã e pêra (100 calorias cada), pêssego (70 calorias), kiwi (50 calorias) e a grande campeã, a ameixa preta, com apenas 16 calorias a unidade.

No almoço ou no jantar
Vamos começar pela salada, já que ela também pode ser uma grande vilã da sua dieta. Se você costuma montar o seu prato em restaurantes por quilo, economize nos molhos e nos queijos porque são eles que acrescentam calorias à salada. Uma versão de folhas, por exemplo, possui apenas 70 calorias, mas com uma colher de molho rosé ganha cerca de 100 calorias a mais. Prefira também os legumes crus, já que quando cozidos eles ganham mais calorias.
Com relação às saladas prontas que encontramos quando comemos fora, mais atenção ainda. A famosa salada Ceasar, por exemplo, possui cerca de 275 calorias em um prato. O salpicão de frango, tem 240, o tabule, 200, a salada russa, 168, a italiana, 219, e a campeã é a siciliana, com 430 calorias. Fuja dela!
Já nos pratos quentes, evite frituras e molhos cremosos. Só para você ter uma idéia, um filé de 100 g de peito de frango grelhado tem cerca de 110 calorias. A versão à milanesa do mesmo filé tem 311, quase o triplo! Mais um exemplo? Um prato de 100g de macarrão ao sugo tem 280 calorias em média, enquanto que a versão com molho branco possui 360.

Nos lanches da manhã e da tarde
Dependendo da sua escolha, até mesmo o cafezinho pode boicotar a sua dieta. Isso porque cremes, leite integral, chocolate e açúcar acrescentam muitas calorias e gorduras à xícara. Só para você ter uma idéia, uma xícara de cappuccino com açúcar tem 360 calorias. Se você acrescentar chantilly, um simples cappuccino pode chegar às 530 calorias!
A melhor opção neste caso é o café preto com adoçante, que tem só 9 calorias. O problema é que nem todo mundo gosta e pode tomar esta opção. Se você é de um destes times, opte pela versão com leite desnatado, que tem 60 calorias em cada xícara média.
Se você é adepta do pão de queijo com lanche, saiba que um pãozinho médio tem cerca de 200 calorias, mesmo número de um pão francês, sem miolo, com queijo branco, opção bem mais saudável. Bolachas recheadas devem ser abolidas do cardápio, mesmo quando não estamos de dieta. Elas oferecem muitas gorduras trans, açúcar e calorias (entre 70 e 80 cada biscoito), além de fornecerem pouquíssimos nutrientes.
Bolos, chocolates, balas e guloseimas açucaradas, em geral, não precisam ser abolidas, até porque ninguém é de ferro, mas lembre-se que um brigadeiro médio tem 100 calorias e uma barra de chocolate de 30 gramas tem cerca de 150 calorias. Quando estiver com muita vontade de consumir, coma uma fruta. Elas são as melhores opções porque suprem a necessidade de açúcar do organismo sem exagerar em calorias e gorduras.
As melhores opções para um lanche da manhã ou da tarde são mesmo elas, as frutas, ou então as barras de cereais, que tem em media 100 calorias por unidade. Mas prefira as versões sem chocolate e açúcar e com aveia e granola em vez de flocos de arroz.

No fast food
É isso mesmo, não é preciso radicalizar. O fast food pode fazer parte do cardápio mesmo quando estamos de dieta, basta saber escolher. Um exemplo? Se você está com vontade de comer batata, troque a opção frita, que tem em média 395 calorias, por porção, e muitas gorduras, pela opção assada com requeijão, que tem apenas 300 calorias.
Já nos sanduíches, evite as opções com queijos amarelos, molhos e hambúrgueres ou filés fritos e à milanesa. As opções mais saudáveis são as de filé de frango grelhado com salada ou de queijo branco com peito de peru.
Cachorro quente? Pode, mas prefira a versão tradicional, apenas com pão, salsicha, mostarda e ketchup, que tem 330 calorias, contra 540 da versão completa, com queijo, ketchup, maionese, batata palha e vinagrete.
Por Virgínia Vargas 24/4/2008 - http://cristianaarcangeli.terra.com.br/site/index.aspx

Nenhum comentário:

Os 11 mandamentos da FLY (Finally Loving Yourself) Fonte: Chega de Bagunça
1. Mantenha sua Pia Limpa e Brilhando.
2. Vista-se toda manhã, mesmo que você não sinta vontade. Não esqueça de colocar os sapatos (de amarrar).
3. Faça suas Rotinas da Manhã e as Rotinas da Noite (aquela antes de ir para a cama) todos os dias.
4. Não deixe o Computador te distrair(Ops!!!).
5. Observe as suas atitudes. Se você tirou algo do lugar, coloque de volta.
6. Não tente fazer dois projetos de uma vez. UM TRABALHO POR VEZ.
7. Não tire para fora coisas que você não pode devolver em menos de 1 hora.
8. Faça alguma coisa por você todos os dias. Talvez a cada manhã ou noite.
9. Trabalhe o mais rápido que você puder. Isto te dará mais tempo para se divertir.
10. Sorria, mesmo quando você não estiver disposta. Um sorriso é contagioso. Faz sua mente ficar feliz e você será feliz
11. Não esqueça de rir (gargalhar) todos os dias. Mime-se. Você merece isso!!!