sábado, 27 de fevereiro de 2010

Além da compreensão

Chegou o meu exemplar do livro sugerido pela Ana ...

Transcrevo um trecho:

"Um jovem entra num bar sofisticado e pede uma taça de vinho branco. Sua aparência é impecável: terno, gravata conservadora, sapatos de bico fino. Fala devagar e com clareza. Pega a taça delicadamente - e a derrama com a maior calma do mundo no piso polido do bar.
O barman e os demais clientes não conseguem acreditar no que seus olhos viram. O próprio rapaz é a imagem viva do constrangimento. "Não sei por que eu fiz isso", exclama. "Que vergonha, meu Deus!" E sai corendo do bar.
Na noite seguinte ele retorna, tão bem-vestido quanto antes, e mais uma vez pede uma taça de vinho. O barman hesita por um instante, mas serve-lhe a bebida: "Coitado, devia estar bebado ontem, ou sentindo-se mal", pensa com seus botões. O jovem pega a taça - e derrama seu conteúdo no chão.
- Não estou entendendo - exclama o jovem, consternado. - Que vergonha. Nem sei o que dizer.
- Não diga nada, senhor, mas é melhor sair - rebate o barman. - O senhor está precisando de ajuda urgente. E nem pense em voltar a este bar se não começar a se tratar.
Três anos se passam. O jovem bem-vestido aparece outra vez no bar e volta a pedir uma taça de vinho.
- Eu me lembro do senhor - diz o barman -, e acho que não vou servi-lo, não.
- Entendo que você se sinta assim, mas quero que saiba que segui o seu conselho. Venho me tratando com um terapeuta três vezes por semana há três anos, e só porque a terapia foi extremamente bem-sucedida que me senti pronto para voltar aqui.
- Bem, nesse caso, aqui está o seu vinho.
O jovem sorri, pega a taça ... e derrama o vinho no chão.
- Mas o senhor não falou que o tratamento tinha dado certo?! - grita o garçom, saindo de trás do balcão para empurrar o rapaz porta afora.
- E deu! Agora que eu entendo por que tenho essa compulsão para jogar o vinho no chão, não fico mais com vergonha quando isso acontece.
Moral da história:
não basta entender por que erramos.
Também é importante não errar mais.

Adoro flores!
e amarelo é minha cor preferida.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Macarons

Macarons, ganhei da minha amiga. Obrigada Fátima, pelo carinho.

Para quem , ficou curiosa, porque nunca tinha ouvido falar, (eu nunca tinha ouvido, lido, etc.) ...











Biscoitinho chique
Você sabe o que é macaron? Nunca vi, nem comi eu só ouço falar... A música de Zeca Pagodinho dedicada ao caviar, hoje se aplica bem ao macaron... Muito já se ouviu falar, mas poucos conhecem seu sabor...Afinal, o que é macaron? “Macarrôn”, como se pronuncia, é um doce crocante e suculento ao mesmo tempo; elaborado a base de claras, farinha de amêndoas, açúcar e recheado com os mais variados sabores.
O macaron foi criado na Itália e atingiu seu apogeu na França do século XVI na corte de Catarina de Médicis. Esta receita foi guardada em segredo até que uma congregação de irmãs da cidade de Nancy, no nordeste da França, começou a produzi-los.
Quem come um macaron jamais esquece. No Brasil, ele é encontrado em poucos lugares. Primeiramente, o macaron chegou em São Paulo, como tudo, e lá se estabeleceu. Contudo, alguns pâtissieres o produzem com maestria, como os franceses Fabrice Lenud e Marc Gonzáles. Eles valorizam o “terroir”, os produtos locais, pois faz parte de sua cultura, sendo especialistas em aproveitar muito bem as nossas frutas em suas novas criações de macarons. Hoje também se confecciona macarons com castanha-do-pará e castanha de caju, mas segundo o Chef Lenud, “usar farinha de castanha de caju é falsidade ideológica”, ele que não abre mão da autêntica farinha feita de amêndoas usada na receita clássica.
Exibindo cores vibrantes, os macarons apareceram, recentemente, no filme Maria Antonieta, mas, para quem não os conhecia, passaram desapercebidos. Entretanto, eles estão chegando com tudo aqui, visto que, as noivas estão trocando os tradicionais bem-casados pelos macarons. Igualmente, estão sendo servi-dos nos chás da tarde, coffee breaks ou como lembrança de recém-nascido.
O que é incrível é que, apesar das receitas estarem sendo divulgadas em livros, sites e até em aulas, poucos chegam a produzi-los com qualidade próxima da original, já que são tantos os detalhes envolvidos na sua confecção.
Em Paris, os macarons estão em todas as vitrines das pâtisseries que os exibem em arranjos, decorações de outras sobremesas e doces ou simples-mente um ao lado do outro. Degustar essa maravilha é imprescindível, portanto, não deixe de provar os macarons do Pierre Hermé, da boutique Lenôtre, da consagrada boutique L´adurée e da boutique Fauchon, em Paris. É curioso ver que aos sábados os franceses fazem fila para comprá-los!
Meu primeiro macaron foi o do Chef Claude Troisgros, servido como sobremesa em um jantar em 2004, em Porto Alegre, o que provocou minha curiosidade e a busca pelo aprendizado da sua receita, a qual conquistei em janeiro de 2006 na Ecole Lenôtre e venho aprimorando-a até hoje.
Andrea Ernst ScheinDeagastronomique Fonte: Revista Sabores do Sul
Os que eu ganhei são da Bel Gordo
Chef Bel Gordo trabalhou com Pierre Hermé, mestre da pâtisserie francesa
A chef pâtisserie Bel Gordo já rodou o mundo trabalhando em restaurantes, pâtisseries e boulangeries estrelados. Roma, Paris, Nova Iorque, Londres, Tailândia, Vietnã são apenas alguns dos roteiros por onde passou, trabalhou e se especializou. Mas foi em Paris, onde cursou, entre outras escolas Cordon Bleu, Ecole Ritz Escoffier, Lenôtre e Ecole Boulangerie de Paris, que Bel encontrou sua paixão: os macarons, tradicional doce francês.
Lá teve a oportunidade de trabalhar com Pierre Hérme, chef francês mundialmente conhecido, considerado o "Picasso da pâtisserie". Além de suas duas lojas em Paris, ele possui outra em Tokyo, no Japão, ambas sempre com filas de clientes ávidos por suas delícias.
De volta ao Brasil, Bel está lançando a Bel Macarons, especializada no doce. Produzidos com ingredientes selecionados e importados, os macarons são elaborados com chocolate 100% belga e farinha de amêndoa 100%, ou seja, sem mistura. Há também a opção de escolher os tamanhos dos macarons, disponíveis nas versões mini, pequeno, médio ou grande.
Um dos doces preferidos da polêmica rainha Maria Antonieta, o macaron surgiu nas cortes francesas, em pleno século XVIII e vem, desde então conquistando paladares refinados em todo o mundo. Como opção para presentear ou servir na Ceia de Natal, a chef pâtissier Bel Gordo está lançando caixas revestidas de tecido com 16 unidades de macarons de 4cm cada (tamanho P). É possível montar o presente com apenas um sabor ou sortidos, ao custo de R$ 60,00 a caixa. Os macarons são encontrados em quinze sabores: Gianduia com Mel, Framboesa, Pistache, Morango, Caramelo, Chocolate Ao Leite, Chocomenta, Erva Cidreira com Ganache de Chocolate Branco, Azeite com Ganache de Chocolate Branco e pedacinhos de Azeitonas, Mokka (Café com Chocolate); Trufado de Laranja, dentre outros. Delicado por fora, o doce possui um recheio macio e cremoso, que desmancha na boca.
Bel Gordo é formada pela New York University em administração de restaurantes, com especialização em Food Studies. Em busca das bases para sua gastronomia de fusão, rodou o mundo fazendo cursos em escolas na França (Le Cordon Bleu, Lenôtre e Ritz Escoffier), Itália (Gambero Rosso e Carpigiani), Tailândia, Vietnã e Brasil. Bel também já levou sua bagagem de conhecimento e criatividade a renomados centros gastronômicos, como Apicius (Paris), Pierre Hermé (Paris), Potel & Chabot (Paris), Restaurant 44 (Nova York) e Grupo Fasano (São Paulo).

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Cheguei aos 52 anos!



Os 11 mandamentos da FLY (Finally Loving Yourself) Fonte: Chega de Bagunça
1. Mantenha sua Pia Limpa e Brilhando.
2. Vista-se toda manhã, mesmo que você não sinta vontade. Não esqueça de colocar os sapatos (de amarrar).
3. Faça suas Rotinas da Manhã e as Rotinas da Noite (aquela antes de ir para a cama) todos os dias.
4. Não deixe o Computador te distrair(Ops!!!).
5. Observe as suas atitudes. Se você tirou algo do lugar, coloque de volta.
6. Não tente fazer dois projetos de uma vez. UM TRABALHO POR VEZ.
7. Não tire para fora coisas que você não pode devolver em menos de 1 hora.
8. Faça alguma coisa por você todos os dias. Talvez a cada manhã ou noite.
9. Trabalhe o mais rápido que você puder. Isto te dará mais tempo para se divertir.
10. Sorria, mesmo quando você não estiver disposta. Um sorriso é contagioso. Faz sua mente ficar feliz e você será feliz
11. Não esqueça de rir (gargalhar) todos os dias. Mime-se. Você merece isso!!!